Privatização de refinarias ameaça o abastecimento do Brasil

🇧🇷 Ao longo de sua história, a Petrobras foi criando uma grande rede de refinarias em todo o território brasileiro. Cada uma, com as suas especificidades locais e produtivas, alimentava o mercado de determinada região. ✊

❌ Porém, agora elas estão sendo privatizadas ou subutilizadas, a partir de uma política de sucateamento da estatal, imposta pelo Governo Federal e executada pela atual diretoria da empresa.

😮As vendas ameaçam a distribuição e o abastecimento de combustíveis em solo brasileiro.

💸 Como cada refinaria privada teria o controle sobre as suas atividades, a tendência é que grandes volumes de produção sejam exportados, caso os novos donos considerem isso mais lucrativo, gerando escassez no mercado interno e aumento de preços para os consumidores brasileiros.

📍 Abrindo mão de sua capacidade de refino, o Brasil também perde a chance de criar “reservas” de combustíveis, essenciais para manutenção de valores mais baixos para a população, em épocas de disparada do preço do barril no mercado externo.

⚠Por isso, é fundamental que a política de fatiamento da Petrobras seja interrompida com urgência. Só assim conseguiremos retomar o caminho rumo à autonomia energética do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *