É mentira que privatizar a Petrobras vai reduzir o preço dos combustíveis

👉 Uma das mentiras mais espalhadas pelos representantes das elites (do Brasil e do exterior) para convencer enganar a população é dizer que a privatização da Petrobras iria gerar mais concorrência e preços menores.

🤔 Desde 1997, esse já é um mercado aberto no Brasil

➡ Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe monopólio na extração e no refino do petróleo, e nem na venda dos refinados (principalmente combustíveis) aqui no país.

✅ Qualquer empresa pode disputar esse espaço!
❗ Porém, muitas deixam de tentar, pois não conseguiriam oferecer seus produtos a preços mais baixos do que os praticados pela Petrobras nas refinarias.

🤨 Portanto se a Petrobras for privatizada, os novos donos (obviamente) não iriam reduzir seus próprios lucros, em um mercado que eles já dominassem, só para permitir a entrada de novos concorrentes. Isso não faria nenhum sentido, não é mesmo?

😳 Na verdade, o efeito poderia ser o contrário. Com o monopólio privado regional, os novos donos poderiam aumentar os preços para ampliar seus lucros.

💸 Privatizar a estatal seria bom apenas para os setores econômicos que desejam se apropriar das riquezas dos brasileiros para lucrar ainda mais. Eles teriam caminho livre para cobrar valores abusivos do nosso povo.

✊ Por isso, a defesa da Petrobras é fundamental.

💛 É ela garante preços mais justos e serviços eficientes à população de todo o nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *