Sucatear a refinaria Gabriel Passos (REGAP) é um crime contra os mineiros

É um verdadeiro crime o que vem sendo feito com a Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, uma das unidades da Petrobras em funcionamento no estado de Minas Gerais. Leia Mais “Sucatear a refinaria Gabriel Passos (REGAP) é um crime contra os mineiros”

Para onde está indo o lucro da Petrobras?

Enquanto milhares de famílias estão sendo obrigadas a abrir mão do gás de cozinha para preparar as suas refeições do dia a dia, devido aos preços elevados Leia Mais “Para onde está indo o lucro da Petrobras?”

Minas paga caro pela política de preço dos combustíveis imposta pelo governo Bolsonaro

Se a alta dos combustíveis provocou impactos negativos em todo o país, em Minas Gerais, estado que abriga refinaria, usinas termelétricas, gasodutos e oleodutos do Sistema Petrobras, a situação é ainda mais alarmante. Leia Mais “Minas paga caro pela política de preço dos combustíveis imposta pelo governo Bolsonaro”

Acionistas festejam os lucros da Petrobras e a população paga a conta

Se não bastassem os impactos da pandemia e as consequências da crise econômica e social que assola o Brasil por causa das gestões catastróficas de Michel Temer e Jair Bolsonaro, a população ainda é obrigada a lidar com os abusivos preços dos derivados de petróleo. Leia Mais “Acionistas festejam os lucros da Petrobras e a população paga a conta”

O PPI é uma farsa e faz do nosso petróleo um tesouro para poucos

É absurda a condução das políticas referentes ao petróleo e seus derivados no Brasil. As gestões Temer e Bolsonaro cometeram crimes contra a economia brasileira, colocando em risco as conquistas da Petrobras em quase sete décadas de atividade. Isso tem piorado a vida de quase todos os brasileiros. Leia Mais “O PPI é uma farsa e faz do nosso petróleo um tesouro para poucos”

Se temos a 2ª gasolina mais cara do mundo, a culpa é de Temer e Bolsonaro

O Brasil ocupa um segundo lugar vergonhoso na lista dos países que têm os preços mais altos de gasolina do mundo. De acordo com o ranking desenvolvido pela consultoria Global Petrol Prices, só perdemos para a Noruega. Leia Mais “Se temos a 2ª gasolina mais cara do mundo, a culpa é de Temer e Bolsonaro”

O petróleo deve ser de todos os brasileiros!

Os brasileiros não podem se calar diante do processo de desmonte da Petrobras. Às vésperas do 70º aniversário da estatal brasileira, sentimos no bolso, somente em 2021, os reajustes acima de 54% e 41,5% nos preços da gasolina e do diesel, respectivamente. O gás de cozinha, essencial para as famílias brasileiras, tornou-se artigo de luxo e acumula um aumento superior a 101%. Leia Mais “O petróleo deve ser de todos os brasileiros!”

Desmonte da Petrobras fragilizou o país diante da guerra entre Rússia e Ucrânia

As escolhas políticas do governo de Jair Bolsonaro em relação aos rumos da Petrobras vêm deixando o Brasil cada vez mais refém de interesses internacionais. Isso ficou evidente diante dos efeitos do desastroso confronto entre a Rússia e a Ucrânia. Leia Mais “Desmonte da Petrobras fragilizou o país diante da guerra entre Rússia e Ucrânia”

A crise russa e a privatização da Petrobrás colocam o país em risco

Além das injustas perdas de vidas, a guerra promovida pela Rússia contra a Ucrânia também terá perigosos impactos em todo o planeta. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o embate deve desacelerar o crescimento da economia global e, entre outras graves consequências, favorecer a aceleração da inflação. Leia Mais “A crise russa e a privatização da Petrobrás colocam o país em risco”

Leilão do Pré Sal

Leilão do Pré Sal é mais um capítulo da política entreguista do atual governo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o pré-edital e as minutas de contrato que estabelecem regras da licitação de 11 blocos localizados na área do Pré-Sal, dentro da Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP). Leia Mais “Leilão do Pré Sal é mais um capítulo da política entreguista do atual governo”

Se tem alta lucratividade e beneficia o povo, por que querem privatizar a Petrobras?

Se tem alta lucratividade e beneficia o povo, por que querem privatizar a Petrobras?

Por que querem privatizar a Petrobras? O balanço da estatal brasileira em 2021 revela que ela obteve um lucro líquido de R$ 106,7 bilhões – o maior da sua história de quase 70 anos.
Vale a pena lembrar que o Brasil se destaca por sua potencial independência energética, já que tem grandes reservas de petróleo (especialmente na área conhecida como Pré-sal) e expertise para explorar esse recurso tão importante para a cadeia produtiva mundial.

Leia Mais “Se tem alta lucratividade e beneficia o povo, por que querem privatizar a Petrobras?”

Redução de meta de produção da Petrobras é abandono da função como estatal

Redução de meta de produção da Petrobras é abandono da função como estatal

A Petrobras anunciou que pretende reduzir a meta de produção de petróleo da companhia, de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente de petróleo por dia (boed) para 2,6 milhões. A informação foi dada em um comunicado oficial sobre o Plano Estratégico referente aos anos de 2022 a 2026.

Leia Mais “Redução de meta de produção da Petrobras é abandono da função como estatal”

Projetos em tramitação não resolvem alta de preços dos combustíveis

Projetos em tramitação não resolvem alta de preços dos combustíveis

Junto com o aumento do custo de energia elétrica, os preços dos combustíveis foram os grandes vilões da inflação de 2021, que fechou o ano acima dos 10%. Um cenário que ajudou a enfraquecer ainda mais a atividade econômica e, em ano eleitoral, começa a preocupar parlamentares e o Executivo.

Leia Mais “Projetos em tramitação não resolvem alta de preços dos combustíveis”

ORCRIM Lava Jato tentou destruir a Petrobras. Vai interferir (novamente) nas eleições?

ORCRIM Lava Jato tentou destruir a Petrobras. Vai interferir (novamente) nas eleições?

O ex-juiz Sérgio Moro é, atualmente, um dos candidatos à Presidência da República, apesar de ter dito, quando estava à frente dos julgamentos da Operação Lava Jato, que “nunca seria político” e que sua meta era o combate à corrupção. Não foi bem o que aconteceu: Moro virou ministro do governo Bolsonaro (ou seja, se tornou político) e depois passou a ser investigado por sonegação fiscal (que é uma forma de corrupção).

Leia Mais “ORCRIM Lava Jato tentou destruir a Petrobras. Vai interferir (novamente) nas eleições?”

Refinaria RLAM vende combustível mais caro depois de privatizada

Refinaria RLAM vende combustível mais caro depois de privatizada

Em outubro do ano passado, o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a privatização da Petrobras seria “um veneno que pode virar vacina, igual soro antiofídico.” Esta fala foi acompanhada de uma sequência de promessas mirabolantes de melhorias que a venda da estatal traria, como a geração de empregos e a reversão da miséria. Obviamente, era tudo mentira. Afinal, não é o que vem acontecendo após as vendas de subsidiárias e refinarias da Petrobras.

Leia Mais “Refinaria RLAM vende combustível mais caro depois de privatizada”

Governo vende partes do Pré-sal (patrimônio dos brasileiros) pela metade do preço

Governo vende partes do Pré-sal (patrimônio dos brasileiros) pela metade do preço

Em um leilão com poucas ofertas, o governo concedeu no fim do ano de 2021 o excedente da chamada “cessão onerosa” de dois campos de exploração do Pré-sal: Sépia e Atapu, localizados na Baía de Santos.

A imagem do Brasil está tão ruim no exterior em virtude dos seguidos vexames dados pelo presidente Jair Bolsonaro, que nem os capitalistas mais oportunistas estão querendo investir no nosso país. Com isso, a Petrobras exerceu o direito de preferência por operar as duas áreas e ficou com 30% na área de Sépia e 52,5% na área de Atapu, bem acima do que o governo tinha estipulado.

Leia Mais “Governo vende partes do Pré-sal (patrimônio dos brasileiros) pela metade do preço”

Governo Bolsonaro bate recorde na alta dos combustíveis e nos repasses para acionistas

Governo Bolsonaro bate recorde na alta dos combustíveis e nos repasses para acionistas

Enquanto os preços dos combustíveis não param de subir em todo o país, com o litro da gasolina passando de R$ 7 reais em grande parte dos estados, um grupo restrito de pessoas privilegiadas segue ganhando muito com as políticas impostas pelo presidente Jair Bolsonaro à Petrobras: os acionistas da empresa.

O valor dos combustíveis nunca pesou tanto no bolso da população e no custo de vida dos brasileiros, já que serviços e produtos fundamentais também aumentam quando gasolina e diesel sobem. O mesmo acontece com o gás de cozinha.

Leia Mais “Governo Bolsonaro bate recorde na alta dos combustíveis e nos repasses para acionistas”

Alta do gás é ataque à soberania nacional e quem paga é a população

Alta do gás é ataque à soberania nacional e quem paga é a população

 O desmonte da Petrobras, efetivado pelo governo de Jair Bolsonaro, aliado à política de preços do gás a partir da paridade internacional (ou seja, de acordo com o mercado) adotada pelo ex-presidente Michel Temer, são alguns dos elementos que vêm ocasionando os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis.

Leia Mais “Alta do gás é ataque à soberania nacional e quem paga é a população”

2021 encerrou com a gasolina mais cara em comparação aos anos anteriores

2021 encerrou com a gasolina mais cara em comparação aos anos anteriores

A esperança por boas notícias que chegariam com a virada do ano se concretizou em realidade da vida dos brasileiros e brasileiras. Além da pandemia de Covid-19 que não termina (principalmente por causa de novas variantes e de pessoas que não querem se vacinar), o desemprego, a fome e tantos problemas que se agravaram a partir de 2019 – quando teve início o governo de Jair Bolsonaro -, 2022 já começou com a má notícia de que a gasolina e o etanol continuam pesando no bolso da população brasileira.

Leia Mais “2021 encerrou com a gasolina mais cara em comparação aos anos anteriores”

Venda de refinarias e políticas de preços: combustíveis cada vez mais caros

Venda de refinarias e políticas de preços: combustíveis cada vez mais caros

O preço dos combustíveis foi um dos principais assuntos do país em 2020, não só nas rodas de jornalistas e políticos, mas também no dia a dia de todos os brasileiros.

Além dos aumentos sucessivos desde o começo do governo de Jair Bolsonaro, que por sua vez aumentam a inflação e o custo de vida no país, o próprio presidente passou a lançar a ideia de privatizar totalmente a Petrobras.

Leia Mais “Venda de refinarias e políticas de preços: combustíveis cada vez mais caros”

Petroleiros são os trabalhadores mais produtivos do Brasil

Petroleiros são os trabalhadores mais produtivos do Brasil

Setores que representam interesses das camadas mais ricas da sociedade costumam espalhar a mentira de que a iniciativa privada é mais eficaz do que as empresas públicas. Mas isso não se sustenta na realidade.

Estudos mostram que as empresas estatais têm, em média, maior produtividade do que as privadas.

Leia Mais “Petroleiros são os trabalhadores mais produtivos do Brasil”

Brasil? Que nada! Acionistas estrangeiros acima de todos!

Brasil? Que nada! Acionistas estrangeiros acima de todos!

Com uma das maiores reservas de petróleo do mundo e dotado de alta produtividade no setor, o Brasil tem plena capacidade para ser autossuficiente e atender sua demanda interna de combustíveis a preços justos e ainda utilizar o potencial de suas estatais para diminuir as desigualdades e desenvolver a economia.

No entanto, os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro decidiram jogar tudo isso fora e afastar a Petrobras de seu papel original. Ela foi criada para garantir o bem-estar da população brasileira. Agora, ela serve para privilegiar interesses das camadas mais ricas e das elites estrangeiras.

Leia Mais “Brasil? Que nada! Acionistas estrangeiros acima de todos!”

Oligopólio privado na venda de gás de cozinha contribui para alta de preços

Oligopólio privado na venda de gás de cozinha contribui para alta de preços

O gás de cozinha (GLP) faz parte da lista de produtos essenciais e, antes da grave crise social e econômica, causada pela incompetência do governo de Jair Bolsonaro a partir de 2019, estava presente em 95% dos lares brasileiros.

Só que ele nunca foi tão caro. Em setembro de 2021, atingiu a maior média mensal real deste século: R$ 98,70 por botijão de 13 kg.

Leia Mais “Oligopólio privado na venda de gás de cozinha contribui para alta de preços”

Presidente tenta ‘lavar as mãos’ sobre os altos preços dos combustíveis

Presidente tenta ‘lavar as mãos’ sobre os altos preços dos combustíveis

Em uma de suas lives semanais transmitidas pelas redes sociais (momento preferido para ele espalhar fake news), realizada em 28 de outubro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas petulantes à Petrobras, como se não fosse ele e seu governo quem ditassem as regras que devem ser seguidas pela direção da empresa.

Após ter declarado no dia anterior que gostaria de privatizar completamente a estatal, o presidente afirmou na live que a empresa serve apenas a alguns acionistas “privilegiados” e não ao conjunto da população.

Leia Mais “Presidente tenta ‘lavar as mãos’ sobre os altos preços dos combustíveis”

Se não fizer nada em 2022, a população sofrerá ainda mais com as escolhas de Bolsonaro para a Petrobras

Se não fizer nada em 2022, a população sofrerá ainda mais com as escolhas de Bolsonaro para a Petrobras

2021 termina como mais um ano de ataques, privatizações e desmonte por parte do Governo Federal em relação à Petrobras, maior empresa do país que está sendo criminosamente destruída desde a gestão de Michel Temer.

Mais do que nunca, 2022 será um ano em que não só os trabalhadores da Petrobras, mas toda a sociedade precisará se organizar para defender seu patrimônio, incluindo as empresas estatais, das mãos gananciosas do mercado e de seus fantoches na política.

Leia Mais “Se não fizer nada em 2022, a população sofrerá ainda mais com as escolhas de Bolsonaro para a Petrobras”

Governo usa ameaça de desabastecimento para esconder política de preços

Governo usa ameaça de desabastecimento para esconder política de preços

Imposta ainda na gestão de Michel Temer e mantida pelo presidente Jair Bolsonaro, a política de preços que a Petrobras é obrigada a seguir é a principal responsável pelos constantes aumentos no valor dos combustíveis no Brasil.

Ao fazer com que a estatal adote a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), o governo Bolsonaro está preocupado apenas e tão somente com os lucros dos acionistas da Petrobras e das empresas distribuidoras que importam combustível de outros países, ignorando os impactos dos aumentos na vida da população e na economia brasileira.

Leia Mais “Governo usa ameaça de desabastecimento para esconder política de preços”

Fraco, Bolsonaro cede às chantagens das importadoras e aumenta combustíveis

Fraco, Bolsonaro cede às chantagens das importadoras e aumenta combustíveis

Fraco e sem rumo, o governo de Jair Bolsonaro vem cedendo às chantagens das empresas importadoras de combustíveis, que são privadas. Ao mesmo tempo, destina cada vez mais lucro para acionistas da Petrobras.

Mas por que isso impacta os preços por aqui?

Leia Mais “Fraco, Bolsonaro cede às chantagens das importadoras e aumenta combustíveis”

Política de Bolsonaro para Petrobras também pode gerar desabastecimento

Política de Bolsonaro para Petrobras também pode gerar desabastecimento

Os brasileiros e as brasileiras, principalmente os mais pobres, têm sentido em seu cotidiano os reflexos da política de preços dos combustíveis atrelada ao mercado internacional, imposta à Petrobras pelos presidentes Michel Temer e Bolsonaro.

O litro da gasolina já ultrapassou R$ 7 em vários estados, e tudo está mais caro.

O problema é que o governo Bolsonaro já demonstrou inúmeras vezes que tudo que está ruim sempre pode piorar.

Leia Mais “Política de Bolsonaro para Petrobras também pode gerar desabastecimento”

Iniciando mais um ano, nossa Campanha Petrobras Fica em MG conta com seu apoio!

Iniciando mais um ano, nossa Campanha Petrobras Fica em MG conta com seu apoio!

Em setembro de 2020, lançamos a Campanha Petrobras Fica em MG proporcionando conteúdo de alta qualidade em defesa da mais importante empresa do Brasil, abrindo um vasto campo de diálogo com o povo mineiro.

Como resultado, além de reforçar a luta contra o desmonte da estatal, nossa campanha conquistou um enorme engajamento virtual, o que prova que a imensa maioria da população também não pretende abrir mão das riquezas geradas pela Petrobras.

Leia Mais “Iniciando mais um ano, nossa Campanha Petrobras Fica em MG conta com seu apoio!”

Liquidação: governo vende mais uma refinaria da Petrobras abaixo do valor de mercado

Liquidação: governo vende mais uma refinaria da Petrobras abaixo do valor de mercado

Em meio ao processo de privatização gradual da Petrobras promovido pelo governo de Jair Bolsonaro, a estatal anunciou a venda da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), localizada em Manaus. O preço pago pela compradora, a empresa Atem Distribuidora de Petróleo, foi cerca de 30% inferior ao valor de mercado da refinaria.

Leia Mais “Liquidação: governo vende mais uma refinaria da Petrobras abaixo do valor de mercado”

Governo ignora benefícios ao tentar privatizar refinaria da Petrobras em Minas Gerais

Governo ignora benefícios ao tentar privatizar refinaria da Petrobras em Minas Gerais

A partir de 2019, o governo de Jair Bolsonaro iniciou o processo de tentativa de privatização da Refinaria Gabriel Passos (REGAP) da Petrobras, que fica em Betim, Minas Gerais.

Caso seja concretizada, a venda trará enormes prejuízos para o estado e para o país, uma vez que o Governo Federal abrirá mão de uma unidade com excelentes resultados e na qual foram feitos muitos investimentos.

Leia Mais “Governo ignora benefícios ao tentar privatizar refinaria da Petrobras em Minas Gerais”

TCU: privatizar refinarias da Petrobras causará desabastecimento

TCU: privatizar refinarias da Petrobras causará desabastecimento

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu parecer alertando que a privatização das refinarias da Petrobras pode levar ao desabastecimento de combustíveis no país.

Por decisão dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, a Petrobras tem se desfeito de ativos importantes, inclusive refinarias, além de diminuir a produção das que ainda estão sob seu controle.

Leia Mais “TCU: privatizar refinarias da Petrobras causará desabastecimento”

Desmentimos em cinco pontos os argumentos para a privatização da Petrobras

Desmentimos em cinco pontos os argumentos para a privatização da Petrobras

Não é de hoje que o Governo Federal vem buscando, gradualmente, a privatização da Petrobras. Por meio de um texto elaborado por sua diretoria, em maio de 2020, a companhia sintetizou sua estratégia atual e futura.

Escorando-se no velho discurso dos cortes de gastos para atrair investimentos, o artigo camufla a estratégia privatizante da gestão Bolsonaro com um discurso supostamente técnico.

Leia Mais “Desmentimos em cinco pontos os argumentos para a privatização da Petrobras”

Por ser estatal, Petrobras faz “esforço extra” para atenuar crise hídrica

Por ser estatal, Petrobras faz “esforço extra” para atenuar crise hídrica

O Brasil vive uma crise no nível dos reservatórios de suas hidrelétricas, o que já tem causado altas nos preços e pode levar a sérios problemas de desabastecimento de energia. A fim de contribuir para atenuar esse cenário, a Petrobras resolveu adotar medidas para ajudar o Brasil em meio à crise hídrica, buscando garantir o abastecimento elétrico do país. Se a empresa não fosse estatal, isso seria possível?

Leia Mais “Por ser estatal, Petrobras faz “esforço extra” para atenuar crise hídrica”

MP investiga omissão e conflito de interesses na privatização da PBio-Petrobras

MP investiga omissão e conflito de interesses na privatização da PBio-Petrobras

A privatização da Petrobrás Biocombustível (PBio) já é questionável por diversos fatores, como os bons resultados da empresa e desse setor da economia, que também é estratégico, ou o futuro de seus milhares de funcionários.

Leia Mais “MP investiga omissão e conflito de interesses na privatização da PBio-Petrobras”

PBio-Petrobras é lucrativa e estratégica, mas está na mira da privatização

PBio-Petrobras é lucrativa e estratégica, mas está na mira da privatização

Fundada em 2008, a Petrobras Biocombustível (PBio) é uma das principais empresas de um setor no Brasil que, além de estratégico, está em plena expansão, aqui em nosso país e no mundo. Desde 2017, seus balanços têm sido positivos mas, mesmo assim, o governo de Jair Bolsonaro pretende privatizá-la.

Leia Mais “PBio-Petrobras é lucrativa e estratégica, mas está na mira da privatização”

Interesses estrangeiros enfraquecem a Petrobras e impedem a independência energética do Brasil

Interesses estrangeiros enfraquecem a Petrobras e impedem a independência energética do Brasil

O Brasil teria condições de se estabelecer de vez como uma potência econômica internacional e o maior símbolo desse potencial é a Petrobras. Leia Mais “Interesses estrangeiros enfraquecem a Petrobras e impedem a independência energética do Brasil”

Redução de Funcionários coloca segurança em risco

Redução de funcionários da Petrobras aumenta o risco de acidentes

A política aplicada pelo Governo Federal na Petrobras não está comprometendo apenas o potencial da empresa de gerar desenvolvimento ao Brasil. A redução do quadro de funcionários aumenta os riscos de acidentes em suas instalações. Leia Mais “Redução de funcionários da Petrobras aumenta o risco de acidentes”

Venda da PBio-Petrobras coloca o Brasil na contramão do mundo

Em vez de apresentar perspectivas que contribuam para o crescimento do Brasil, o Governo Federal segue perseverante em sua política para enfraquecer o nosso país. O desmonte da estrutura do Estado chega até mesmo ao papel estratégico que a Petrobras vem desempenhando na geração de combustíveis a partir de fontes renováveis. Leia Mais “Venda da PBio-Petrobras coloca o Brasil na contramão do mundo”

Aumento Gás de Cozinha

Gás de cozinha vira artigo de luxo para milhares de famílias brasileiras (de quem é a culpa?)

A política de entrega do patrimônio público brasileiro pode ser sentida na mesa das famílias brasileiras. O botijão de gás de cozinha já ultrapassou a marca histórica de R$ 100 e muitos brasileiros estão precisando recorrer a carvão ou lenha para cozinhar. Isso acontece num momento em que a distribuição do gás está na mão de poucas empresas, todas privadas. Leia Mais “Gás de cozinha vira artigo de luxo para milhares de famílias brasileiras (de quem é a culpa?)”

PrejuizosPRivatizaçãoRegap

Oito prejuízos da privatização da REGAP para Minas Gerais

Com mais de 50 anos de operação, a Refinaria Gabriel Passos (REGAP), na cidade de Betim, é um dos grandes patrimônios do povo mineiro. Leia Mais “Oito prejuízos da privatização da REGAP para Minas Gerais”

Fim da PBio: Petrobras está jogando fora anos de investimento em energia limpa

Diferentemente de empresas privadas, as estatais devem operar alinhadas não apenas com a busca pelo lucro, mas de acordo com projetos públicos de longo prazo. Leia Mais “Fim da PBio: Petrobras está jogando fora anos de investimento em energia limpa”

Governo fabricou prejuízos na Petrobras para justificar a privatização

Quantas vezes ao assistir a um telejornal ou abrir uma matéria na internet sobre a Petrobras você ficou preocupado com a situação da empresa?

Leia Mais “Governo fabricou prejuízos na Petrobras para justificar a privatização”

Lava Jato foi usada para atender interesses políticos e econômicos dos Estados Unidos

Passados sete anos do início da Lava Jato fica cada vez mais evidente como a operação pouco se importou com o combate à corrupção no Brasil.

Leia Mais “Lava Jato foi usada para atender interesses políticos e econômicos dos Estados Unidos”

O que não te contaram sobre o preço dos combustíveis e a capacidade produtiva do Brasil

A maioria dos brasileiros já se incomodou com o preço dos combustíveis. Além de encarecer nossos deslocamentos, se o preço do combustível sobe, o valor dos produtos que precisam ser transportados também aumenta.

Leia Mais “O que não te contaram sobre o preço dos combustíveis e a capacidade produtiva do Brasil”

A privatização da REGAP-Petrobras ameaça o futuro de Minas Gerais

Em 2019, o Governo Federal iniciou os processos de privatização da Refinaria Gabriel Passos (REGAP) da Petrobras, localizada em Betim, Minas Gerais. Desde lá, a produção da refinaria tem diminuído sistematicamente, a partir de uma política de desinvestimentos.,

Leia Mais “A privatização da REGAP-Petrobras ameaça o futuro de Minas Gerais”

Venda da refinaria RLAM: na contramão do mundo, Brasil quer se livrar da “mãe” de todas as refinarias

Enquanto o resto do mundo discute alternativas de fortalecimento do Estado na economia para proteger a população da agressividade do mercado, no Brasil, a agenda de privatizações segue a todo vapor.

Leia Mais “Venda da refinaria RLAM: na contramão do mundo, Brasil quer se livrar da “mãe” de todas as refinarias”

Privatização da REGAP pode repetir tragédias de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais

Os desastres nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho são a prova do que acontece quando o lucro de empresas é colocado acima da segurança e da vida das pessoas.

Leia Mais “Privatização da REGAP pode repetir tragédias de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais”

Petrobras: hipocrisia ajudou a entregar nossas riquezas ao estrangeiro

Desde 2014, o Brasil sofre os efeitos de uma operação que se dizia anticorrupção, mas montou um esquema de poder paralelo que jogou o Brasil em um abismo (político, econômico e social), do qual o país não conseguiu sair ainda: a Operação Lava-Jato, que teve, ao mesmo tempo, amplo apoio da velha mídia e de setores que desejam se apropriar das riquezas do Brasil.

Leia Mais “Petrobras: hipocrisia ajudou a entregar nossas riquezas ao estrangeiro”

Privatização da REGAP-Petrobras vai encarecer combustíveis e gerar desemprego

Uma das principais diferenças entre as atividades estatal e privada é que a primeira tem como objetivo final o atendimento às necessidades da sociedade e a segunda visa somente o lucro. Desta forma, é fácil perceber que quando há a privatização de qualquer empresa, os ganhos financeiros passam a ser mais importantes do que a população.

Leia Mais “Privatização da REGAP-Petrobras vai encarecer combustíveis e gerar desemprego”

Privatização e dolarização geram aumento de 34% na gasolina nos primeiros 50 dias de 2021

Só nos primeiros 50 dias de 2021, o preço da gasolina no Brasil teve aumento de 34%, depois de 4 reajustes. No mesmo período, o diesel aumentou 27%.

Leia Mais “Privatização e dolarização geram aumento de 34% na gasolina nos primeiros 50 dias de 2021”

Liquidação: Governo está vendendo refinarias a preços muito abaixo do valor de mercado

Um patrimônio inimaginável do povo brasileiro, conquistado com o sangue e suor de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, está sendo concedido ao capital estrangeiro uma verdadeira mixarias.

Leia Mais “Liquidação: Governo está vendendo refinarias a preços muito abaixo do valor de mercado”

No Brasil e em Minas Gerais: mentiras, distorções e sucateamentos para privatização de estatais

Não é difícil perceber como agem os governantes e políticos de nosso país, quando o assunto é privatização e redução do Estado brasileiro.

Leia Mais “No Brasil e em Minas Gerais: mentiras, distorções e sucateamentos para privatização de estatais”

Privatizar refinarias não vai gerar concorrência ou qualidade (as teles mostram isso)

Um dos muitos compromissos do governo Bolsonaro com as elites é o desmonte da Petrobras, por meio de privatizações de suas estruturas. A BR Distribuidora, por exemplo, maior distribuidora de combustíveis do país (e dona de quase 8 mil postos que levam a marca Petrobras), já foi, e a bola da vez são as refinarias, como a Gabriel Passos (Regap), em Betim-MG.

Leia Mais “Privatizar refinarias não vai gerar concorrência ou qualidade (as teles mostram isso)”

Sucateamento da REGAP deixa Betim de bolso vazio. E pode piorar!

O município de Betim (MG), localizado na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), tem registrado fortes quedas de arrecadação nos últimos anos. Só para ter uma ideia, de julho para agosto de 2020 a queda chegou a 30%!

Leia Mais “Sucateamento da REGAP deixa Betim de bolso vazio. E pode piorar!”

Privatizar a Petrobras não tem nada a ver com o combate à corrupção

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, disse o ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels.

Leia Mais “Privatizar a Petrobras não tem nada a ver com o combate à corrupção”

Política de preços dos combustíveis pode desencadear nova greve de caminhoneiros

Os caminhoneiros organizaram-se para uma nova paralisação. A insatisfação é o preço do diesel, 20% mais caro no último ano, e outros problemas que motivaram a greve de 2018 e cujas soluções nunca saíram do papel.

Leia Mais “Política de preços dos combustíveis pode desencadear nova greve de caminhoneiros”

Absurdo: Petrobras compra óleo diesel de empresa que era sua até pouco tempo atrás

Imagina que você tenha uma casa ampla, confortável e que te atende perfeitamente bem. Um dia, você resolve vender a casa a um preço bem barato e continua morando nela pagando aluguel. Parece um bom negócio?

Leia Mais “Absurdo: Petrobras compra óleo diesel de empresa que era sua até pouco tempo atrás”

Venda de refinarias fará o Brasil perder o controle do preço dos combustíveis

A Petrobras foi criada como estatal para que os recursos do petróleo brasileiro fossem usados para garantir desenvolvimento para nosso país.

Leia Mais “Venda de refinarias fará o Brasil perder o controle do preço dos combustíveis”

Até as entidades patronais são contrárias à venda de refinarias da Petrobras

A política de desmonte da Petrobras adotada pelo presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, tem como um dos principais pilares a venda de 8 das 13 refinarias da Petrobras.

Leia Mais “Até as entidades patronais são contrárias à venda de refinarias da Petrobras”

“Robin Hood às avessas”: privatização da Liquigás deixará mercado de gás extremamente concentrado

Robin Hood é um herói inglês, que tomava da nobreza (ou recuperava) para dar aos pobres. Segundo a lenda, teria vivido no século XII, mesma época do Rei Ricardo Coração de Leão e das grandes Cruzadas.

Leia Mais ““Robin Hood às avessas”: privatização da Liquigás deixará mercado de gás extremamente concentrado”

Na contramão do mundo, Brasil abre mão de produzir combustíveis menos poluentes

A substituição de combustíveis fósseis por combustíveis alternativos é uma tendência mundial que ganha mais força a cada ano que passa.

Leia Mais “Na contramão do mundo, Brasil abre mão de produzir combustíveis menos poluentes”

“Se privatizar, o preço da gasolina vai baixar” (isso é conversa para boi dormir)

Setores que pretendem lucrar muito com a venda das empresas estatais tentam vender para a população a ideia de que os serviços privados são mais baratos, e que se a Petrobras for vendida, o preço da gasolina vai baixar.

Leia Mais ““Se privatizar, o preço da gasolina vai baixar” (isso é conversa para boi dormir)”

Apagão no Amapá comprova que privatizar traz o caos para a população

Um incêndio em uma subestação de energia elétrica da empresa Gemini Energy (ex-Isolux) deu início a dias de desespero para a população do estado do Amapá com um apagão que deixou milhões de pessoas no escuro por semanas, no começo de novembro de 2020.

Leia Mais “Apagão no Amapá comprova que privatizar traz o caos para a população”

Você investiria em uma mina de ouro para depois vendê-la a preço de banana?

Nos últimos 13 anos (entre 2007 e 2020) a Petrobras investiu quase R$ 4 bilhões na Refinaria Gabriel Passos (REGAP, que fica em Betim-MG), em obras de modernização e melhorias.

Leia Mais “Você investiria em uma mina de ouro para depois vendê-la a preço de banana?”

Privatizar a REGAP vai gerar desemprego e precarização em Minas

Por ser uma estatal, a Petrobras não busca apenas o lucro, mas contribuir para o desenvolvimento do país e melhorar a vida dos brasileiros.

Leia Mais “Privatizar a REGAP vai gerar desemprego e precarização em Minas”

Privatizar refinarias vai acabar com o “monopólio do petróleo”? Não é bem assim

A Petrobras é vítima de mentiras constantes, patrocinadas por setores que pretendem se apropriar das riquezas do Brasil. Uma das maiores é dizer que a Petrobras controla um monopólio do petróleo no país.

Leia Mais “Privatizar refinarias vai acabar com o “monopólio do petróleo”? Não é bem assim”

“A Petrobras está quebrada?” Entenda de onde surge essa mentira

Muitas pessoas não sabem que aquela história de que a Petrobras está quebrada é só mais uma farsa do Governo Federal e de setores que pretendem se apropriar do patrimônio brasileiro.

Leia Mais ““A Petrobras está quebrada?” Entenda de onde surge essa mentira”

REGAP bate recorde de produção e venda de Diesel menos poluente, mas governo quer vende-la

Em outubro de 2020, a Refinaria Gabriel Passos (REGAP), que fica em Betim-MG e pertence à Petrobras, refinou 190 mil m³ de Diesel-S10 – a maior produção da história! O recorde anterior foi de 171 mil m³, registrado em setembro de 2019.

Leia Mais “REGAP bate recorde de produção e venda de Diesel menos poluente, mas governo quer vende-la”

Se o governo quisesse, refinarias da Petrobras poderiam ajudar muito mais o Brasil

Os fracassos dos governos Temer e Bolsonaro estão levando o Brasil para uma crise cada vez mais profunda. Os indicadores econômicos de 2019 comprovam isso:

Leia Mais “Se o governo quisesse, refinarias da Petrobras poderiam ajudar muito mais o Brasil”

Campanha Petrobras Fica em Minas ganha visibilidade nas rodovias

Para dar visibilidade à luta dos mineiros em defesa da Petrobras, estampamos a nossa campanha em outdoors instalados em rodovias estratégicas de Minas Gerais, incluindo nas proximidades de:

Leia Mais “Campanha Petrobras Fica em Minas ganha visibilidade nas rodovias”

Privatizar a Petrobras é prosa para enganar o povo

Privatizar a Petrobras é prosa para enganar o povo

Muitas pessoas acham que a privatização da Petrobras vai modernizar a economia do Brasil, fará a companhia dar mais lucro, e acabará com a corrupção dos governos…

Leia Mais “Privatizar a Petrobras é prosa para enganar o povo”

É verdade que o brasileiro paga o combustível mais caro do mundo?

O brasileiro paga o combustível mais caro do mundo?

Uma questão muito importante para o povo mineiro é o preço do combustível. Será que nosso povo paga o combustível mais caro do mundo?

E, em cinco pontos, vamos explicar como ele é formado, por que poderia ser mais barato, e como a Petrobras não é a principal responsável pelo valor final.

Leia Mais “O brasileiro paga o combustível mais caro do mundo?”

Por que defender a Petrobras em Minas é importante

O Brasil conta com a coragem dos mineiros para defender a Petrobras

Se tem um povo no Brasil que é reconhecido pela coragem, são os mineiros!

Minas Gerais sempre foi um dos estados mais marcantes do país, e os diversos eventos históricos ocorridos por aqui fizeram de nós um povo guerreiro, hospitaleiro e protetor.

Leia Mais “O Brasil conta com a coragem dos mineiros para defender a Petrobras”

A garantia do desenvolvimento de Minas Gerais está em risco

Desde a criação da Petrobras, ela e o petróleo brasileiro convivem com constantes ameaças.

Elites nacionais e estrangeiras já fizeram de tudo para privatizar a companhia e tirar do Estado o controle sobre nossas riquezas.

Leia Mais “A garantia do desenvolvimento de Minas Gerais está em risco”