🤩 O Pré-sal brasileiro é uma das maiores reservas petrolíferas do mundo, e tudo o que é extraído de lá é suficiente para abastecer a demanda nacional por combustível.

😉 Por ser um petróleo muito denso (embora de altíssima qualidade), o Brasil importa petróleo leve, faz uma mistura entre os 2⃣, e torna o processo possível para as refinarias nacionais que foram construídas antes da descoberta do Pré-sal.

😃 Se elas recebessem investimentos, essa importação poderia acabar: a capacidade de refino seria aprimorada, mais receitas seriam geradas e o custo dos combustíveis cairia.

🤦‍♂️ Mas, o governo Bolsonaro vai na contramão dos interesses do país, e prefere beneficiar o capital estrangeiro, importando combustíveis encarecidos pelo preço internacional do petróleo e pelas constantes altas do dólar.

🏴‍☠ Em se tratando de diesel (o mercado mais lucrativo da estatal) quase tudo é importado dos Estados Unidos (82% do que é usado aqui).

💔 Para piorar, o governo tem reduzido a capacidade de operação das unidades (o uso chegou a cair de 95% para 60% de sua capacidade), e colocou 8 das 13 refinarias à venda, incluindo a REGAP, refinaria mineira que é a maior pagador de impostos do estado.

✊ Nosso povo tem muito a perder com as decisões desse governo. Antes que seja tarde demais, é preciso impedir que o Brasil vá para o abismo: #PetrobrasFicaEmMinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *