O que não te contaram sobre o preço dos combustíveis e a capacidade produtiva do Brasil

A maioria dos brasileiros já se incomodou com o preço dos combustíveis. Além de encarecer nossos deslocamentos, se o preço do combustível sobe, o valor dos produtos que precisam ser transportados também aumenta.

No Brasil, onde mais de 60% das cargas transitam nas rodovias, o preço dos combustíveis interfere em quase tudo que consumimos.

Por isso, ter poder de controle sobre o preço dos combustíveis seria algo bem importante para o nosso país.

Era justamente isso que acontecia até alguns anos atrás quando a Petrobras, nossa principal estatal e uma das maiores empresas do setor petrolífero do mundo, adotava uma política para impedir aumentos abusivos de preços.

Após o golpe que levou Michel Temer ao poder em 2016, o Brasil passou a utilizar a chamada política de preços de paridade internacional (PPI) devido, principalmente, a pressões de investidores estrangeiros e dos importadores brasileiros.

Ou seja, o valor que a Petrobras passou a vender o combustível em suas refinarias deve estar alinhado com o preço que é praticado internacionalmente.

O combustível passou a ser uma commodity como qualquer outra (como soja, trigo e café), que variam seu preço diariamente.

 

E o preço estrangeiro nos ajuda?

Se o que manda é o preço do mercado internacional, a Petrobras pode extrair e refinar petróleo gastando bem menos, que isso não irá diminuir o valor vendido nas refinarias.

Aqui, é importante explicar que, entre as refinarias e o preço para o consumidor final, nas bombas de combustível, estão incluídos a carga tributária, o custo do etanol que é obrigatório na composição (para reduzir a poluição) e mais as margens de lucro de distribuição e revenda nos postos de combustíveis.

E como a cotação é em dólar, em momentos como o atual, em que o real está desvalorizado, o preço dos combustíveis fica muito mais caro.

 

Abaixo da capacidade

Por conta da PPI, a Petrobras investe cada vez menos no refino do petróleo para transformá-lo em combustível, deixando que as importadoras nacionais supram a demanda trazendo o combustível de fora.

Por falar em importadoras, elas também exercem uma grande pressão no governo, porque como são empresas que trazem os combustíveis de fora (pagando o preço estabelecido pelo mercado internacional), é mais vantagem para elas que a Petrobras aumente o seu próprio preço.

Em algumas refinarias, a ociosidade da capacidade produtiva passa dos 30%. É um potencial enorme que não está sendo utilizado, de propósito. E essa baixa capacidade de utilização é manipulada como argumento para o governo privatizar refinarias.

Não à toa, o Governo Federal já incluiu oito das 15 refinarias do país nos seus “planos de desinvestimentos”. Entre as futuras vendas está a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. Só nela, a capacidade de refino é de mais de 166 mil barris de petróleo por dia, o que representa 7% da produção nacional.

É isso que deve ser considerado na hora de se discutir preços de combustíveis no país. Os brasileiros poderiam estar pagando menos na gasolina e no diesel, mas isso não acontece porque o atual governo não quer.

 

 

#PetrobrasFicaEmMinas

A privatização da REGAP-Petrobras ameaça o futuro de Minas Gerais

Em 2019, o Governo Federal iniciou os processos de privatização da Refinaria Gabriel Passos (REGAP) da Petrobras, localizada em Betim, Minas Gerais. Desde lá, a produção da refinaria tem diminuído sistematicamente, a partir de uma política de desinvestimentos.,

Leia Mais “A privatização da REGAP-Petrobras ameaça o futuro de Minas Gerais”

Venda da refinaria RLAM: na contramão do mundo, Brasil quer se livrar da “mãe” de todas as refinarias

Enquanto o resto do mundo discute alternativas de fortalecimento do Estado na economia para proteger a população da agressividade do mercado, no Brasil, a agenda de privatizações segue a todo vapor.

Leia Mais “Venda da refinaria RLAM: na contramão do mundo, Brasil quer se livrar da “mãe” de todas as refinarias”

Privatização da REGAP pode repetir tragédias de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais

Os desastres nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho são a prova do que acontece quando o lucro de empresas é colocado acima da segurança e da vida das pessoas.

Leia Mais “Privatização da REGAP pode repetir tragédias de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais”

Petrobras: hipocrisia ajudou a entregar nossas riquezas ao estrangeiro

Desde 2014, o Brasil sofre os efeitos de uma operação que se dizia anticorrupção, mas montou um esquema de poder paralelo que jogou o Brasil em um abismo (político, econômico e social), do qual o país não conseguiu sair ainda: a Operação Lava-Jato, que teve, ao mesmo tempo, amplo apoio da velha mídia e de setores que desejam se apropriar das riquezas do Brasil.

Leia Mais “Petrobras: hipocrisia ajudou a entregar nossas riquezas ao estrangeiro”

Privatização da REGAP-Petrobras vai encarecer combustíveis e gerar desemprego

Uma das principais diferenças entre as atividades estatal e privada é que a primeira tem como objetivo final o atendimento às necessidades da sociedade e a segunda visa somente o lucro. Desta forma, é fácil perceber que quando há a privatização de qualquer empresa, os ganhos financeiros passam a ser mais importantes do que a população.

Leia Mais “Privatização da REGAP-Petrobras vai encarecer combustíveis e gerar desemprego”

Privatização e dolarização geram aumento de 34% na gasolina nos primeiros 50 dias de 2021

Só nos primeiros 50 dias de 2021, o preço da gasolina no Brasil teve aumento de 34%, depois de 4 reajustes. No mesmo período, o diesel aumentou 27%.

Leia Mais “Privatização e dolarização geram aumento de 34% na gasolina nos primeiros 50 dias de 2021”

Liquidação: Governo está vendendo refinarias a preços muito abaixo do valor de mercado

Um patrimônio inimaginável do povo brasileiro, conquistado com o sangue e suor de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, está sendo concedido ao capital estrangeiro uma verdadeira mixarias.

Leia Mais “Liquidação: Governo está vendendo refinarias a preços muito abaixo do valor de mercado”

No Brasil e em Minas Gerais: mentiras, distorções e sucateamentos para privatização de estatais

Não é difícil perceber como agem os governantes e políticos de nosso país, quando o assunto é privatização e redução do Estado brasileiro.

Leia Mais “No Brasil e em Minas Gerais: mentiras, distorções e sucateamentos para privatização de estatais”

Privatizar refinarias não vai gerar concorrência ou qualidade (as teles mostram isso)

Um dos muitos compromissos do governo Bolsonaro com as elites é o desmonte da Petrobras, por meio de privatizações de suas estruturas. A BR Distribuidora, por exemplo, maior distribuidora de combustíveis do país (e dona de quase 8 mil postos que levam a marca Petrobras), já foi, e a bola da vez são as refinarias, como a Gabriel Passos (Regap), em Betim-MG.

Leia Mais “Privatizar refinarias não vai gerar concorrência ou qualidade (as teles mostram isso)”

Sucateamento da REGAP deixa Betim de bolso vazio. E pode piorar!

O município de Betim (MG), localizado na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), tem registrado fortes quedas de arrecadação nos últimos anos. Só para ter uma ideia, de julho para agosto de 2020 a queda chegou a 30%!

Leia Mais “Sucateamento da REGAP deixa Betim de bolso vazio. E pode piorar!”

Privatizar a Petrobras não tem nada a ver com o combate à corrupção

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, disse o ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels.

Leia Mais “Privatizar a Petrobras não tem nada a ver com o combate à corrupção”

Política de preços dos combustíveis pode desencadear nova greve de caminhoneiros

Os caminhoneiros organizaram-se para uma nova paralisação. A insatisfação é o preço do diesel, 20% mais caro no último ano, e outros problemas que motivaram a greve de 2018 e cujas soluções nunca saíram do papel.

Leia Mais “Política de preços dos combustíveis pode desencadear nova greve de caminhoneiros”

Absurdo: Petrobras compra óleo diesel de empresa que era sua até pouco tempo atrás

Imagina que você tenha uma casa ampla, confortável e que te atende perfeitamente bem. Um dia, você resolve vender a casa a um preço bem barato e continua morando nela pagando aluguel. Parece um bom negócio?

Leia Mais “Absurdo: Petrobras compra óleo diesel de empresa que era sua até pouco tempo atrás”

Venda de refinarias fará o Brasil perder o controle do preço dos combustíveis

A Petrobras foi criada como estatal para que os recursos do petróleo brasileiro fossem usados para garantir desenvolvimento para nosso país.

Leia Mais “Venda de refinarias fará o Brasil perder o controle do preço dos combustíveis”

Até as entidades patronais são contrárias à venda de refinarias da Petrobras

A política de desmonte da Petrobras adotada pelo presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, tem como um dos principais pilares a venda de 8 das 13 refinarias da Petrobras.

Leia Mais “Até as entidades patronais são contrárias à venda de refinarias da Petrobras”

“Robin Hood às avessas”: privatização da Liquigás deixará mercado de gás extremamente concentrado

Robin Hood é um herói inglês, que tomava da nobreza (ou recuperava) para dar aos pobres. Segundo a lenda, teria vivido no século XII, mesma época do Rei Ricardo Coração de Leão e das grandes Cruzadas.

Leia Mais ““Robin Hood às avessas”: privatização da Liquigás deixará mercado de gás extremamente concentrado”

Na contramão do mundo, Brasil abre mão de produzir combustíveis menos poluentes

A substituição de combustíveis fósseis por combustíveis alternativos é uma tendência mundial que ganha mais força a cada ano que passa.

Leia Mais “Na contramão do mundo, Brasil abre mão de produzir combustíveis menos poluentes”

“Se privatizar, o preço da gasolina vai baixar” (isso é conversa para boi dormir)

Setores que pretendem lucrar muito com a venda das empresas estatais tentam vender para a população a ideia de que os serviços privados são mais baratos, e que se a Petrobras for vendida, o preço da gasolina vai baixar.

Leia Mais ““Se privatizar, o preço da gasolina vai baixar” (isso é conversa para boi dormir)”

Apagão no Amapá comprova que privatizar traz o caos para a população

Um incêndio em uma subestação de energia elétrica da empresa Gemini Energy (ex-Isolux) deu início a dias de desespero para a população do estado do Amapá com um apagão que deixou milhões de pessoas no escuro por semanas, no começo de novembro de 2020.

Leia Mais “Apagão no Amapá comprova que privatizar traz o caos para a população”

Você investiria em uma mina de ouro para depois vendê-la a preço de banana?

Nos últimos 13 anos (entre 2007 e 2020) a Petrobras investiu quase R$ 4 bilhões na Refinaria Gabriel Passos (REGAP, que fica em Betim-MG), em obras de modernização e melhorias.

Leia Mais “Você investiria em uma mina de ouro para depois vendê-la a preço de banana?”

Privatizar a REGAP vai gerar desemprego e precarização em Minas

Por ser uma estatal, a Petrobras não busca apenas o lucro, mas contribuir para o desenvolvimento do país e melhorar a vida dos brasileiros.

Leia Mais “Privatizar a REGAP vai gerar desemprego e precarização em Minas”

Privatizar refinarias vai acabar com o “monopólio do petróleo”? Não é bem assim

A Petrobras é vítima de mentiras constantes, patrocinadas por setores que pretendem se apropriar das riquezas do Brasil. Uma das maiores é dizer que a Petrobras controla um monopólio do petróleo no país.

Leia Mais “Privatizar refinarias vai acabar com o “monopólio do petróleo”? Não é bem assim”

“A Petrobras está quebrada?” Entenda de onde surge essa mentira

Muitas pessoas não sabem que aquela história de que a Petrobras está quebrada é só mais uma farsa do Governo Federal e de setores que pretendem se apropriar do patrimônio brasileiro.

Leia Mais ““A Petrobras está quebrada?” Entenda de onde surge essa mentira”

REGAP bate recorde de produção e venda de Diesel menos poluente, mas governo quer vende-la

Em outubro de 2020, a Refinaria Gabriel Passos (REGAP), que fica em Betim-MG e pertence à Petrobras, refinou 190 mil m³ de Diesel-S10 – a maior produção da história! O recorde anterior foi de 171 mil m³, registrado em setembro de 2019.

Leia Mais “REGAP bate recorde de produção e venda de Diesel menos poluente, mas governo quer vende-la”

Se o governo quisesse, refinarias da Petrobras poderiam ajudar muito mais o Brasil

Os fracassos dos governos Temer e Bolsonaro estão levando o Brasil para uma crise cada vez mais profunda. Os indicadores econômicos de 2019 comprovam isso:

Leia Mais “Se o governo quisesse, refinarias da Petrobras poderiam ajudar muito mais o Brasil”

Campanha Petrobras Fica em Minas ganha visibilidade nas rodovias

Para dar visibilidade à luta dos mineiros em defesa da Petrobras, estampamos a nossa campanha em outdoors instalados em rodovias estratégicas de Minas Gerais, incluindo nas proximidades de:

Leia Mais “Campanha Petrobras Fica em Minas ganha visibilidade nas rodovias”

Privatizar a Petrobras é prosa para enganar o povo

Privatizar a Petrobras é prosa para enganar o povo

Muitas pessoas acham que a privatização da Petrobras vai modernizar a economia do Brasil, fará a companhia dar mais lucro, e acabará com a corrupção dos governos…

Leia Mais “Privatizar a Petrobras é prosa para enganar o povo”

É verdade que o brasileiro paga o combustível mais caro do mundo?

O brasileiro paga o combustível mais caro do mundo?

Uma questão muito importante para o povo mineiro é o preço do combustível. Será que nosso povo paga o combustível mais caro do mundo?

E, em cinco pontos, vamos explicar como ele é formado, por que poderia ser mais barato, e como a Petrobras não é a principal responsável pelo valor final.

Leia Mais “O brasileiro paga o combustível mais caro do mundo?”

Por que defender a Petrobras em Minas é importante

O Brasil conta com a coragem dos mineiros para defender a Petrobras

Se tem um povo no Brasil que é reconhecido pela coragem, são os mineiros!

Minas Gerais sempre foi um dos estados mais marcantes do país, e os diversos eventos históricos ocorridos por aqui fizeram de nós um povo guerreiro, hospitaleiro e protetor.

Leia Mais “O Brasil conta com a coragem dos mineiros para defender a Petrobras”

A garantia do desenvolvimento de Minas Gerais está em risco

Desde a criação da Petrobras, ela e o petróleo brasileiro convivem com constantes ameaças.

Elites nacionais e estrangeiras já fizeram de tudo para privatizar a companhia e tirar do Estado o controle sobre nossas riquezas.

Leia Mais “A garantia do desenvolvimento de Minas Gerais está em risco”