Fique tranquilo: não é você quem “paga as contas” da Petrobras.

👏 Ela se paga sozinha e ainda “devolve dinheiro” para o povo!

E antes que alguém diga “então quero minha parte”, é importante saber que a “sua parte” já chegou, mas talvez você não tenha percebido.

Veja como tudo isso acontece em Minas Gerais, onde há uma refinaria da estatal – a REGAP. E confira o que acontecerá se ela for privatizada⤵

➡ Impostos:

Para o estado funcionar, Minas depende dos impostos pagos, principalmente, por empresas. Em 2018, R$ 9,3 bilhões foram repassados aos cofres públicos só pela REGAP. Os valores ajudaram a financiar diferentes áreas em benefício dos mineiros. Em Betim (onde ela está instalada), 56% da arrecadação de ICMS vêm da REGAP.

Se for vendida, essa contribuição poderá ser drasticamente afetada, principalmente pela redução das operações de refino. Se as refinarias forem usadas apenas para armazenamento, o pagamento de impostos seria extremamente reduzido, com impacto na capacidade de financiamento de políticas públicas.

➡ Royalties

Compensação paga ao estado, municípios e União pela exploração, produção e transporte de petróleo brasileiro. É usada em educação, saúde, saneamento, etc. Se os novos compradores da REGAP usassem petróleo do exterior, as cidades brasileiras por onde passa a estrutura de transporte que fazem o petróleo chegar até a refinaria perderiam os repasses de royalties.

➡ Lucro para o povo:

A União (Governo Federal) é a maior acionista da Petrobras, e usa parte dos lucros da estatal (chamados de dividendos) para complementar o financiamento de políticas públicas. Com a privatização, os acionistas serão exclusivamente da iniciativa privada, sem compromisso social com o povo.

 ➡ Iniciativas diretas:

Financiamento de projetos sociais e ambientais pelo país (educação, esporte, meio ambiente, saúde etc.). Sendo privatizada, o maior objetivo do novo dono será o lucro, e não os interesses do povo. Inúmeros projetos perderão financiamento.

🤗 Com tudo isso, você viu que a REGAP e a Petrobras são autossuficientes e, mesmo se tiverem dificuldade, não afetam você. Ao contrário da privatização, que não trará nenhum benefício ao povo, apenas prejuízos.

✊Barrar a venda da estatal é um compromisso com o nosso futuro.

Faça parte disso: #PetrobrasFicaEmMinas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *